sábado, 14 de junho de 2014

ALGUNS TERMOS ARQUIVÍSTICOS



ACERVO - totalidade dos documentos conservados num arquivo.

ARQUIVO - conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas.

ARQUIVO PERMANENTE - conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função de seu valor.

ARQUIVO PÚBLICO - conjunto de documentos acumulados em decorrência das funções executivas, legislativas e judiciárias do poder público no âmbito federal, estadual e municipal, bem como o conjunto de documentos de entidades de direito privado encarregadas de serviços públicos.

CONSERVAÇÃO - conjunto de procedimentos e medidas destinadas a assegurar a proteção física dos arquivos contra agentes de deterioração. Ver também: preservação.

CUSTÓDIA - responsabilidade jurídica definitiva, de guarda e proteção de documentos dos quais não se detém a propriedade.

DOCUMENTO - unidade constituída pela informação e seu suporte.

GESTÃO DE DOCUMENTOS - conjunto de medidas e rotinas visando à racionalização e eficiência na criação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

PRESERVAÇÃO - função arquivística destinada a assegurar as atividades de acondicionamento, armazenamento, conservação e restauração de documentos.

TABELA DE TEMPORALIDADE - instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e reprodução de documentos.

TRATAMENTO DOCUMENTAL - conjunto de atividades de classificação e descrição de documentos.

 

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